Uma ótima maneira de desfrutar dos momentos em família, com certeza, é fazer uma viagem com as crianças.
Conhecer lugares novos na companhia dos filhos estreita o laço parental e ainda quebra a rotina. No entanto, planejar um passeio solo já não é nada fácil, imagina quando inclui crianças no roteiro.
E são muitas as preocupações dos adultos para que tudo saia como o esperado. Por isso, alguns cuidados que envolvem a organização da viagem precisam ser tomados, como: documentação, destino, hotel, segurança, saúde e recreação infantil.
Portanto, se você está pensando em viajar com seus filhos, mas não sabe criar uma programação ou até mesmo como economizar em pacotes de viagem, não se preocupe! Aqui, você encontrará algumas dicas de como prosseguir.
Planeje com antecedência
Para qualquer viagem, o planejamento é sempre a melhor alternativa. O que, para os pequenos, sobressai como a energia da diversão, para os pais é uma mistura de preocupação com lazer.
Por essa razão, faça uma checklist de cada etapa antes de viajar, isso também ajudará com as eventualidades que possam surgir.
Desde o início, converse com as crianças sobre a viagem que farão. Delimitar os consumos que poderão ser feitos durante os passeios irá estabelecer um diálogo mais aberto, gerando nelas um sentimento de coparticipação.
Veja, a seguir, 4 dicas de como planejar uma viagem com crianças:
-
O destino está dentro do orçamento?
Comece imaginando o local onde você gostaria de passar as férias perfeitas em família. Coloque tudo na ponta do lápis, para que não extrapole o orçamento investido e a diversão não vire posteriores dívidas.
Contabilize tudo antecipadamente, mas não se esqueça que segurança e saúde também entram na estimativa de custos. Para tal, defina quais serão as despesas com:
- Passeios;
- Alimentação;
- Transportes;
- Presentes.
-
Atente-se para as documentações
Tanto para viagens nacionais como internacionais, é muito importante estar ciente sobre quais são as documentações exigidas para viagens com menores de idade. Dessa forma, tome nota do segundo passo, para que não seja pego de surpresa na hora do embarque.
Dependendo da maneira como a viagem irá proceder, as documentações necessárias variam. Por exemplo, se a criança for viajar com os pais, procure levar a certidão de nascimento deles, mas se for somente com um dos responsáveis, leve uma autorização por escrito do outro genitor. Já para aqueles que irão sozinho, ele precisará da autorização legal de ambos.
Procure se informar sobre os requisitos previamente. Com isso, você evita eventuais atrasos no passeio, caso haja uma burocracia maior. Dessa forma, você conseguirá agilizar a papelada até a data prevista.
-
Cuidados com segurança e saúde
Como mencionado anteriormente, a segurança, a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos, devem compor a lista de gastos. Diante disso, monte um kit de emergência para situações diversas e leve junto com você, já que ninguém está livre dos imprevistos. A farmacinha pode ser para:
- Enjoo;
- Dor de barriga;
- Prisão de ventre;
- Febre;
- Gripe;
- Curativos para machucados.
Essa iniciativa afastará estresse, caso seja necessário procurar uma farmácia em um lugar desconhecido. Uma boa dica para momentos assim é levar algum brinquedo para a distração, ele acalmará os pequenos.
E, no caso de alguém ter algum problema de saúde, não ignore as prescrições médicas. O mais recomendado é consultar um médico antes de sair para uma jornada de aventuras.
-
Elabore um roteiro para a diversão de todos
Mapear os trajetos que irão visitar facilitará a programação das atividades em família. Você também pode buscar opções de pontos turísticos gratuitos da cidade escolhida, poupando ainda mais o seu dinheiro. E lembre-se de verificar como é o clima da região, para separar as peças de roupas mais adequadas.
Certifique-se de que no hotel ou nas redondezas há recreação infantil ou até mesmo se há entretenimento familiar. O ideal é que proporcione união entre os membros do grupo e que todos se divirtam.
Economia em pacotes de viagens
Agora, se você quer praticidade e busca pacotes prontos para fazer uma viagem com crianças, saiba que você também pode encontrar alguns mais em conta.
Basta decidir para onde quer ir e prestar atenção em alguns pontos:
- Viaje na baixa temporada: veja qual é a época em que a cidade recebe menos turistas. Com certeza terá uma alteração significativa no valor;
- Procure por passagens aéreas mais baratas: também é uma solução para quem quer fugir dos altos custos dos pacote viagem. Para isso, pesquise com antecedência as passagens para o destino escolhido;
- Pesquise bastante por diferentes agências: analise qual delas oferece alternativas que cabem no seu bolso;
- Pesquise o preço dos hotéis e observe se há estrutura adequada para os pequeninos;
- Evite o excesso de bagagem: verifique se no pacote já tem incluso o limite de peso, caso ultrapasse o estipulado, as taxas sobem em demasia.