Dançar é bom em qualquer idade, mas para as crianças é ainda melhor, pois além deles se divertirem a dança ainda auxilia no desenvolvimento de vários setores de seus corpos e mentes. E a melhor notícia é que, independente do estilo da dança infantil, os benefícios (que são muitos) são os mesmos.
Conheça os Benefícios da Dança Infantil
Disciplina e dedicação são grandes benefícios que a dança proporciona para os pequenos, já que eles terão que seguir uma rotina e um método para aprender e desenvolver a dança.
Leia também sobre Dicas de Decoração de Festa Infantil para Fazer em Casa.
Coordenação motora também é muito desenvolvida com a dança, assim como a musicalidade, ritmo e melhoramento da postura corporal.
A criatividade é estimulada e o convívio em grupo também é fortalecido com a dança, e assim as crianças aprendem com mais facilidade a conviver com as diferenças e com os diferentes humores e estilos das pessoas.
A dança também auxilia a criança a entender mais rapidamente onde ficam posicionados o lado esquerdo e direto de seu corpo; a ter mais noção espacial, já que terá que permanecer em sua posição, no caso da dança em grupo; e auxilia também a memória, pois a criança terá que decorar os passos da dança.
Leia também sobre Festa Infantil dos Minions.
Melhorar a expressão corporal, auxiliar a criança a se expressar melhor e auxiliar a diminuir a timidez também faz parte dos benefícios da dança infantil. E isso, lembrando, independente do ritmo adotado.
Diminuir o peso corporal e melhorar a agilidade também são outros grandes benefícios da dança na vida das crianças. A dança pode substituir outra atividade menos divertida para os pequenos gordinhos que precisam perder peso, pois eles irão perder peso e sair do sedentarismo de uma forma divertida.
Outra grande vantagem da dança na vida das crianças é gastar energia dos pequenos mais agitados e que não conseguem ficar parados; e também melhorar a concentração destes pequenos inquietos.
O estilo de dança não influi no desempenho da criança, o importante é escolher o ritmo de acordo com o gosto da criança, pois se os pais colocarem os filhos em uma aula de uma dança que eles não gostem eles não continuarão dançando, e se as crianças não quiserem mais fazer aula, não insista, pois estes momentos devem ser prazerosos e não momentos de angustia e obrigação. E a melhor idade para começar a dançar é a partir dos três ou quatro anos, para o balé, e para as outras danças a partir dos dez anos.
Leia também sobre Organizando Festa à Fantasia Infantil.